João Fonseca, aos 18 anos, 5 meses e 6 dias, conquistou uma vaga no Top 100 do ranking da ATP, um feito histórico para o tênis brasileiro.
Essa posição será oficializada na segunda-feira (27), segundo o Time Brasil em suas redes sociais. João Fonseca superou a marca de Guga Kuerten e Cássio Motta, que alcançaram o Top 100 com 19 anos.
"João Fonseca segue fazendo história! O brasileiro garantiu matematicamente sua vaga entre os 100 melhores do mundo no ranking da ATP, tornando-se o tenista mais jovem do país a alcançar esse feito..." celebrou o Time Brasil.
Sua trajetória vitoriosa inclui a vitória sobre o russo Andrey Rublev, nono do mundo, no Aberto da Austrália. Apesar de ter sido eliminado posteriormente por Lorenzo Sonego, a vitória sobre Rublev rendeu pontos cruciais para sua ascensão no ranking.
Além da participação vitoriosa no Aberto da Austrália, os títulos do Next Gen Finals e do Challenger de Camberra impulsionaram sua classificação no ranking da ATP.
Com a queda de Aleksandar Kovacevic no Challenger 125 de Quimper, na França, João Fonseca garantiu ao menos a posição de número 100 no ranking. Caso Laslo Djere não vença o challenger, João Fonseca subirá mais uma posição.
Com a entrada de João Fonseca no Top 100, o Brasil terá três atletas (incluindo Thiago Wild e Thiago Monteiro) entre os 100 melhores do mundo pela primeira vez em oito anos.
Este feito representa um marco para o tênis brasileiro, que não possuía três atletas no Top 100 desde 2017, quando Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva e Thiago Monteiro alcançaram este feito.
A entrada de João Fonseca no seleto grupo dos 100 melhores tenistas do mundo o coloca ao lado de outros 27 brasileiros que já conquistaram esse feito desde a criação do ranking ATP em 1973.
*Reportagem produzida com auxílio de IA