Quando vamos passar em um médico especialista, um ortopedista por exemplo, precisamos passar por um médico clínico para que o mesmo nos encaminhe para o ortopedista. Certo?
E muitos ainda acham que para passar por um fisioterapeuta, é necessário primeiro que um médico o avalie e encaminhe. Mas não é bem assim...
- Você sabia que não precisa de encaminhamento médico para procurar um fisioterapeuta?
De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), o fisioterapeuta é um profissional de primeiro contato. Onde ele mesmo avalia, traça o diagnóstico fisioterapêutico, prescreve, trata e dá alta ao paciente. Podendo ainda encaminhar esse paciente a outros profissionais, se necessário.
Sua atuação é realizada em todos os níveis de atenção à saúde, seja nos cuidados primários, secundários ou terciários. Assim, os fisioterapeutas estão habilitados a exercer a promoção da saúde, prevenção de doenças, reabilitação e cura dos pacientes.
Ahh, mas você tem certeza disso?
- Legislação
A Fisioterapia foi regulamentada no Brasil em 13 de outubro de 1969, pelo decreto de lei 938, e o texto do artigo 3º cita: "É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterapêuticas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente".
Portanto, pelo que se apresenta, nos termos da legislação de regência e consubstanciado no artigo 5º, XIII, da Constituição de 1988, o exercício da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional é livre e independente de outras profissões desde que atendidas as exigências da lei 6.316/75.
Com tudo, o fisioterapeuta está preparado e amplamente capacitado para avaliar diretamente um paciente, como também determinar o tratamento correto e dar alta a ele, sem a necessidade de um encaminhamento médico. Os fisioterapeutas da mesma maneira que outros profissionais da saúde, exercem suas profissões de forma autônoma e independente por serem também profissionais de primeira abordagem.
Vale ressaltar que a atuação do fisioterapeuta como profissional de primeiro contato é mais conhecida no atendimento particular, com relação direta entre o paciente e o profissional. Principalmente pela hierarquia social instituída, dentro do SUS, é obrigatório e primordial ir ao médico, receber o diagnóstico e o encaminhamento, para só depois procurar pelo fisioterapeuta.
Dra. Natália Munhoz
FISIOTERAPIA
Crefito-3/ 299889-F