O luto se limita apenas a morte?

Por Jornal Cidade de Agudos em 01/04/2023 às 17:09:21

O luto é caraceterizado como uma perda de um elo significativo entre uma pessoa e seu objeto, portanto, é um fenômeno mental natural e constante que ocorre durante o desenvolvimento humano.

A ideia de luto não se limita apenas a morte, mas ao enfrentamento das sucessivas perdas reais e simbólicas, podendo ser vivenciado por meio de perdas que perpassem pela dimensão física e psíquica, como os elos significativos com aspectos pessoais, profissionais, sociais e familiares do indivíduo.

O simples ato de crescer, como no caso de uma criança que se torna adolescente, vem com uma dolorosa abdicação do corpo infantil e suas significações, igualmente o declínio das funções orgânicas advindo com o envelhecimento.

A capacidade de o indivíduo, desde a infância, se adaptar as novas realidades produzidas diante das perdas servirá como modelo, compondo um repertório, reativado em experiências posteriores.

Entender o processo e as etapas que o luto apresenta pode ser desafiadora, nesse caso busque por ajuda profissional para que assim possa da melhor maneira trabalharem juntos na busca pela adaptação saudável da nova realidade.

Olivia Ghirotti Lopes

Psicóloga Clínica

CRP 06/188003

Ler anterior

Abril verde

Anuncie
anuncie aqui