Quando se fala em tratamento para catarata não há nenhum medicamento em forma de comprimido ou algum colírio. Em relação aos óculos, também já não são eficazes, pois de toda forma a opacidade existente interferirá na acuidade visual. Sendo assim, o único tratamento é a cirurgia de catarata.
A cirurgia de catara é simples, rápida, segura e praticamente sem dores na recuperação. A operação é realizada com anestesia local e consiste na substituição do cristalino opacificado por uma lente artificial chamada de lente intraocular (LIO). Essa lente é feita sob medida, conforme a curvatura da córnea de cada paciente. Essa lente cumprirá a função do cristalino e em poucos dias o paciente tem a sua visão recuperada, voltando a enxergar normalmente.
Depois de realizada a cirurgia, o paciente pode ir para a casa no mesmo dia, mas deve seguir as recomendações do oftalmologista, como, por exemplo: evitar movimentos bruscos e inclinação da cabeça, e aplicar os colírios e pomadas receitados para afastar o risco de inflamação. Em casos onde a catarata pode estar presente também no outro olho, a cirurgia para remoção também será agendada num outro momento.
Mesmo realizando a cirurgia, em alguns casos, o uso de óculos ainda é necessário após o procedimento. Eles são indicados em casos de correção para presbiopia. São óculos multifocais, que corrigem o campo de visão para perto, intermediário e longe de forma gradual.
Dr. Daniel Mattos
CRM 123601
Oftalmologista