Vocês sabiam que existe a alergia a baratas? Elas são parentes distantes dos ácaros da poeira e, então, possuem as mesmas substâncias capazes de causar irritação nasal, ocular e cutânea. Além disso, também estão intimamente relacionadas às alergias aos camarões e frutos do mar pois ambos possuem as mesmas proteínas em seus organismos.
Esses insetos já vivam na época anterior aos dinossauros. Portanto, sobreviveram às três grandes extinções que acometeram nosso planeta. São seres muito resistentes, capazes de sobreviver em locais com altas doses de radiação. É uma das pragas urbanas, junto com os ratos e escorpiões e também estão se tornando resistentes aos inseticidas, haja vista o uso indiscriminado deles.
São capazes de atravessar fendas muito estreitas pois comprimem seu corpo entre 40 e 60% da sua espessura. Também são muito rápidas devido às suas pernas muito desenvolvidas. Possuem hábitos noturnos e, por isso, torna-se difícil encontrá-las durante o dia ou em locais muito iluminados. Preferem fazer seus ninhos em ambientes quentes e úmidos, facilitando a eclosão dos ovos (uma fêmea chega a colocar até 800 no ano). Alimentam-se de restos de alimentos (carnes e vegetais), gorduras (sabões e sabonetes) e até restos de madeira e papel.
E são bichos solidários: Se está faltando alimento no seu ninho, são capazes de vomitar a comida para que as demais não fiquem sem alimento (argh!!!).
Para evitar sua proliferação, devemos tomar cuidados básicos de higiene doméstica:
1-Não deixar louça suja para ser lavada no dia seguinte pois os restos alimentares atraem as baratas;
2-Recolher o lixo da cozinha todos os dias;
3-Deixar latão de lixo do lado de fora da casa;
4-Colocar sabões e sabonetes em compartimentos fechados;
5-Limpar a pia do banheiro, não deixando restos de pasta de dente;
6-Colocar iscas contra baratas na cozinha e banheiros, principalmente ao lado dos ralos.
7-Contratar empresas especializadas em dedetização caso a quantidade de baratas seja muito grande.
A eliminação das baratas diminui a quantidade de ácaros em caso, visto que eles se alimentam das suas secreções. E também contribui para a diminuição dos riscos de acidentes com escorpiões, pois elas são suas presas. Portanto, é necessário eliminar o lixo e entulho domésticos e dedetizar a casa pelo menos duas vezes no ano.
Um grande abraço a todos e fico à disposição.
Dr Eli Roberto Garcia Filho
CRM-SP 104.828
Médico alergologista pediatra
RQE: 66080/660801