Cirurgia realizada para melhorar a aparência das pálpebras caídas, inchadas e/ou com bolsas de gordura.
A aparência de cansaço é uma das principais queixas dos pacientes que procuram este tratamento. A correção do excesso de pele e ajuste nos contornos palpebrais restaura uma aparência mais vigorosa e jovial. Pessoas mais jovens, que também apresentam pálpebras inchadas por características da face também podem se beneficiar do procedimento. A blefaroplastia pode ser realizada nas pálpebras superiores, inferiores ou nas quatro pálpebras. Podem também ser associadas a outros procedimentos de rejuvenescimento facial como o preenchimento, tratamentos da pele e suspensão dos supercílios. Técnicas cirúrgicas que reforçam os músculos que levantam a pálpebra (correção de ptose palpebral) podem enriquecer o resultado da blefaroplastia.
Na blefaroplastia o excesso de pele é retirado com uma fina incisão sobre o sulco palpebral pré-existente para esconder a leve cicatriz a ser criada. Todas as outras alterações como os bolsões de gordura e contornos indesejados são corrigidos sem a necessidade de cicatriz na pele. A cirurgia dura em torno de uma hora e pode ser realizada com anestesia local. Inchaço e roxos nos primeiros dias são comuns, porém com a aplicação de compressas frias e pomadas específicas a recuperação é rápida. Os pontos são retirados em até 8 dias. O retorno ao trabalho pode ocorrer em uma semana e a volta às atividades físicas entre 2 e 3 semanas.
O cirurgião plástico ocular é o oftalmologista que se especializou nas cirurgias das pálpebras e adjacências. Tem como princípio manter a integridade e saúde dos olhos frente a qualquer procedimento estético ou reconstrutivo.
A intervenção cirúrgica do cirurgião plástico ocular é moderada, precisa e meticulosa, promovendo assim a cosmética palpebral em equilíbrio com a funcionalidade ocular.
Dr. Daniel Mattos
CRM 123601
Oftalmologista