A catarata é um problema ocular comum que afeta principalmente pessoas idosas. Ela ocorre quando o cristalino, a lente natural dos olhos, torna-se opaco, resultando em uma diminuição da visão. Geralmente, a catarata se desenvolve ao longo do tempo e podem afetar um ou ambos os olhos.
As principais causas da catarata incluem envelhecimento natural, exposição à radiação ultravioleta do sol e certas condições médicas como diabetes. Os sintomas iniciais podem incluir visão turva, dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz e percepção de cores desbotadas.
À medida que a catarata avança, a visão pode ficar significativamente comprometida, tornando difícil a realização de tarefas cotidianas. Felizmente, a catarata pode ser tratada por meio de cirurgia de substituição da lente. Durante o procedimento, a lente opaca é removida e substituída por uma lente artificial. A cirurgia de catarata é segura e altamente eficaz, muitas pessoas experimentam uma melhora substancial na visão após a operação.
Para prevenir o desenvolvimento de catarata, é recomendado o uso de óculos de sol com proteção contra raios UV, uma dieta equilibrada rica em antioxidantes e o controle de condições médicas que possam aumentar o risco, como diabetes.
Resumindo, catarata é um problema ocular comum relacionado ao envelhecimento que pode afetar a visão. No entanto, com a cirurgia de substituição da lente apropriada, é possível restaurar a visão e melhorar a qualidade de vida daqueles que são afetados.
Dr. Daniel Mattos
CRM 123601
Oftalmologista