Na semana passada nós dissertamos sobre as alergias às baratas. Hoje, vamos falar sobre um dos seus "primos": os ácaros da poeira. São os maiores causadores das doenças alérgicas. Qualquer espécie deles que entrar em contato conosco, por via respiratória, cutânea ou oral, pode levar a crises de tosse, espirros, irritação ocular, coceira e até crises graves de falta de ar.
Não é possível enxergá-los sem aparelhos especiais, pois são seres microscópicos. Alimentam-se de restos de pele e cabelos e, portanto, são encontrados nos sofás, camas e travesseiros. Existem milhares (e até milhões!) deles em nossa casa. São capazes de passar por qualquer fenda, por menor que seja, para se alimentarem.
Além disso, vivem grudados em pelos de cobertores, tapetes e cortinas. Como eles possuem garras em suas patas, torna-se difícil eliminá-los apenas com uso de aspiradores de pó.
Atualmente trabalhamos com o conceito de "marcha alérgica". Significa que rinites (ou dermatites alérgicas) podem evoluir para conjuntivite e asma. Isso mostra que devemos iniciar o tratamento das doenças alérgicas o mais breve possível.
Existem maneiras simples, muito importantes, para diminuir o contato com esses bichinhos. A eliminação dos ácaros faz parte do tratamento das alergias contribuindo, assim, para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.
1- Evitem varrer a casa. Utilizem apenas pano úmido na limpeza. Dessa maneira a poeira não fica em suspensão no ar. E não devemos nos esquecer das cabeceiras da cama. Para colchões e travesseiros, podemos utilizar água com álcool e vinagre para limpeza.
2- Prefiram persianas no lugar das cortinas, pois são mais fáceis de limpar.
3- Atenção para não deixar lixo dentro da cozinha. Louças sujas e restos de alimentos atraem baratas e os ácaros também se alimentam da descamação delas. Portanto, deixem o lixo fora da cozinha e lavem a louça à noite.
4- Usem capas impermeáveis ou com tecido acaricida para travesseiros e colchões para dificultar o contato deles com nosso organismo.
5- Hidratação cutânea é fundamental. É importante para bloquear o contato dos ácaros com as camadas mais profundas da pele. O uso de cremes e loções hidratantes também faz parte do tratamento das alergias.
6- Coloquem as roupas guardadas para tomar sol.
7- Não interrompam o tratamento de suas doenças respiratórias.
Com esses cuidados, os alérgicos podem ter uma vida normal. É possível passear, praticar esportes e realizar todas as suas atividades rotineiras sem limitações. Fica a dica!
Dr Eli Roberto Garcia Filho
CRM-SP 104.828
Médico alergologista pediatra
RQE: 66080/660801