Você sabia que a língua tem uma posição certa para ficar dentro da boca? Sabia que posicioná-la de maneira inadequada pode mudar até a sua fisionomia?
A língua realiza um papel fundamental na fala e na mastigação, por isso mesmo, devemos nos atentar a ela, posicionando-a corretamente para evitar problemas de saúde.
O papel da língua
A língua exerce várias funções: falar, mastigar, sugar e engolir.
Ela faz parte da estrutura crânio-mandibular e está diretamente relacionada à ortodontia, principalmente nos primeiros anos de vida da criança.
O posicionamento adequado de língua favorece o crescimento harmonioso de ossos, dentes e arco dentário.
Quando está mal posicionada, é capaz de influenciar no desenvolvimento de deformidades.
Quando a língua está mal posicionada?
Está mal posicionada quando está projetada sobre os dentes durante o repouso, mastigação, fala, ao engolir e para dormir.
Problemas causados pelo o mal posicionamento da língua
O crescimento da mandíbula altera com o posicionamento incorreto da língua, com a musculatura fraca e com a deglutição inadequada.
Se a língua não se encontra bem colocada contra o palato duro (céu da boca), ela ficará na parte baixa da cavidade oral, deixando assim a boca aberta ou entreaberta.
Com o tempo, o tônus da língua diminuirá e a pessoa pode até mesmo ficar com as bochechas caídas.
Além disso, os lábios também podem ser alterados, deixando o inferior evertido (virado para baixo) e o superior mais curto, sem contato com o lábio inferior.
Pacientes que respiram pela boca, deixando os lábios sempre abertos ou entreabertos, deixam por consequência a língua na posição incorreta. Isso também favorece problemas ortodônticos como a mordida cruzada, mordida aberta, atresia maxilar, apinhamento e retrusão mandibular.
Portanto, é preciso deixar a língua na posição correta para mantê-la dentro da boca de forma que não prejudique os dentes.
Mas qual é a posição correta da língua?
Para posicionar a língua de maneira adequada, apóie a no palato (céu da boca). A ponta da língua deve ficar em contato com a papila incisiva, logo atrás dos dentes. O restante deve se apoiar na parte mais alta do céu da boca, deixando-a curvada.
A terapia fonoaudiológica consiste em exercícios orientados e específicos para cada paciente que visam adequação de força, mobilidade e reposicionamento da musculatura orofacial.
Realizando o tratamento a sua língua assumirá a posição correta dentro da cavidade oral, mantendo assim o alinhamento dos seus dentes, melhorando sua dicção (articulação dos sons da fala), respiração, postura corporal e a sua simetria facial.
Se o problema for respiração, deve-se buscar orientação médica para identificar a causa do problema. Se for má oclusão e/ou alteração dos dentes procurar o ortodontista para avaliação.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.
Fernanda Freitas Monteiro
Fonoaudióloga
CRFa 2-11.539