Qual a diferença entre esses dois sintomas?
Entenda as causas e as diferenças dos sintomas.
Mas tontura e vertigem não são a mesma coisa?
Muitas pessoas imaginam que a vertigem seria o nome correto para a tontura, mas existe uma diferença que é importante saber, principalmente na hora de relatar ao médico otorrinolaringologista.
Estes são sintomas relacionados ao equilíbrio do nosso corpo. Ou seja, são problemas que podem ocasionar instabilidade e dão aquela sensação de que vamos cair a qualquer momento quando ficamos em pé.
A principal diferença entre elas está justamente nos sintomas do paciente;
* A tontura proporciona uma sensação de desequilíbrio corporal.
* A vertigem, além da tontura (que é o desequilíbrio), sente também a ilusão de movimento, como se tudo estivesse girando ao seu redor.
Portanto, a vertigem é um tipo de desequilíbrio um pouco mais intenso que a tontura simples. Esse sintoma pode vir acompanhado de suor frio, náuseas e até vômitos em alguns casos.
A tontura está associada a pressão baixa, quadros de hipoglicemia após longo período de jejum. A vertigem está associada a problemas mais complexos, como traumas cranianos, labirintite, tumores, enxaquecas, entre outros.
Como melhorar os sintomas? O primeiro passo é buscar e tratar a causa. Pessoas que apresentam problemas crônicos como enxaqueca, por exemplo, apresentam sintomas recorrentes e conseguem identificá-loscom mais facilidade.
Dicas da Fono:
* Evite picos de açúcar;
* Coma pouco e regularmente;
* Durma de forma equilibrada e tenha um sono tranquilo;
* Pratique atividade física (exercício ajuda a melhorar a resistência).
Importante esclarecer que a vertigem e a tontura são sintomas, ou seja, é preciso de avaliação médica para conduta e tratamento. Somente o médico poderá averiguar todos os sintomas e demais quadro de saúde para definir qual o melhor tratamento.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.