Quando chega o fim ou o meio do ano letivo, as crianças ficam na expectativa pelas tão aguardadas férias escolares. E essa expectativa não é à toa: além de dormir mais tarde e poder brincar com os amigos, elas não precisam se preocupar com as atividades educacionais.
Além do descanso merecido após uma rotina cansativa tanto para os alunos quanto para as famílias, esse período pode ajudar a desenvolver habilidades cognitivas, sociais e emocionais importantes. Afinal, o aluno não aprende apenas quando está na escola.
Confira alguns benefícios das férias escolares para as crianças
Uma criança em pleno desenvolvimento não aprende apenas quando está em sala de aula. Como você vai ver a seguir, as férias escolares também servem para estimular diversas habilidades atreladas ao lado social dos pequenos!
Estreita os laços familiares
Com mais tempo em casa, as férias escolares são ótimas para que a criança passe mais tempo com a família e reforce os laços com o núcleo familiar durante os momentos de lazer. Por isso, a escola precisa reforçar a importância dos pais e responsáveis participarem ativamente do recesso dos alunos.
Sabemos que alguns pais e responsáveis não conseguem conciliar as férias do trabalho com o recesso dos filhos. Mas é importante que a família reserve um tempo para realizar atividades prazerosas com a criança, mesmo que seja no fim do dia ou nos finais de semana.
Ademais, essa é uma ótima oportunidade para a criança visitar familiares que não costumam ter muito contato no decorrer do ano, como tios, avó e primos.
A família exerce um grande papel no desenvolvimento da criança, e é fundamental que essa relação seja a mais saudável possível.
Melhora o bem-estar e a saúde mental das crianças
A rotina escolar é benéfica para estimular a responsabilidade e autonomia nas crianças, mas também é fundamental dar uma pausa nos horários rígidos para acordar e dormir, nos estudos e nas atividades escolares.
Os adultos não são os únicos a experimentar cansaço e ansiedade: as crianças também podem ficar estressadas com as cobranças durante o ano letivo. As férias escolares fazem bem para a saúde mental dos pequenos porque contribuem para a manutenção do bem-estar. Inclusive, eles voltam mais dispostos para a escola.
A criança precisa descansar durante o recesso, e isso significa não lotar a agenda com atividades o dia inteiro. As férias escolares servem justamente para que os pequenos explorem o mundo livremente e de forma relaxada, sem a rigidez e a pressão que acontecem no decorrer do ano letivo.
Contribui para a socialização entre os pequenos
Como as férias escolares costumam ocorrer na mesma época, a maioria das crianças passam o mesmo período sem responsabilidades escolares. Com isso, o aluno tem a possibilidade de estar em contato com amigos que estudam em outra instituição de ensino e, por falta de tempo, não podem ter muito contato durante o ano letivo.
Em condomínios e parques públicos, por exemplo, é comum ver grupos de crianças brincando nas férias escolares. Isso colabora para a socialização da criança com outras pessoas da mesma idade, além de contribuir para o desenvolvimento de diversas habilidades socioemocionais.
As amizades são fundamentais para o desenvolvimento da criança, sobretudo quando elas são estimuladas desde cedo. Os pequenos são mais abertos a fazer amigos, e as férias escolares são ótimas oportunidades desse aluno conviver e interagir com pessoas da mesma faixa etária, ou com outros adultos de fora do núcleo familiar.
A escola pode contribuir para as férias escolares dos alunos?
Nem todas as famílias podem conciliar as férias escolares dos filhos com as férias do trabalho. Para não deixar a criança em casa, é comum que a família recorra a programas que oferecem atividades durante o período de recesso.
Caso a escola não queira permanecer fechada por um longo período e deseja oferecer um serviço extra, ela pode realizar atividades periódicas voltadas para as crianças que estão de férias.
Contudo, é importante ressaltar que o recesso é um período de descanso, no qual os alunos devem brincar à vontade. As atividades não podem ter um viés escolar, mas sim de diversão que também contribuirá para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional.
Rosana Taveira Napoleone
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP: 06/103931
Consultório: Av. Rui Barbosa, 324 - Centro - Agudos/SP