Os aparelhos auditivos funcionam bem para pessoas com níveis variados de perda de audição, mas em casos de surdez profunda são recomendados os implantes cocleares.
Os tradicionais aparelhos auditivos funcionam bem para as pessoas com níveis variados de perda de audição, mas eles não podem restaurar o som das pessoas que têm surdez profunda. Os implantes cocleares funcionam melhor em pessoas com danos auditivos mais severos porque se desviam das partes danificadas do ouvido e enviam as informações sonoras diretamente ao nervo auditivo como sinais elétricos.
O implante coclear é um aparelho eletrônico colocado cirurgicamente dentro do ouvido interno que capta o som, com um microfone colocado atrás da orelha, e o transforma em impulsos elétricos diretamente sobre o nervo da audição.
Depois da cicatrização da cirurgia, a parte externa da prótese que tem uma antena e um processador de fala, é acoplada na parte interna e ativada para que o paciente comece a escutar os primeiros sons.
Quando é indicado
O implante coclear está indicado para pessoas com surdez profunda, mas pode também ser utilizado como opção para casos em que outras formas de melhorar a audição não funcionaram. Tem indicação para crianças e adultos.
Como funciona o implante
O implante coclear é formado por 02 partes principais:
· O microfone externo: que geralmente é colocado atrás da orelha e que recebe os sons produzidos. Este microfone possui ainda um transmissor que transforma os sons em impulsos elétricos e os envia para a parte interna do implante;
· O receptor interno: que é colocado sobre o ouvido interno, na região do nervo auditivo e que recebe os impulsos enviados pelo o transmissor que está na parte externa.
Os impulsos elétricos enviados pelo implante coclear atravessam o nervo auditivo e são recebidos no cérebro, local onde são decifrados. No início, o cérebro tem maior dificuldade em entender os sinais, mas depois de algum tempo e treino, começa a identificar os sinais, e acaba sendo descrito como uma forma diferente de escutar.
Como é feita a reabilitação com implante
No início os sons decifrados pelo implante podem ser difíceis de entender, sendo necessário fazer reabilitação com um fonoaudiólogo.
Com a reabilitação o paciente apresenta maior facilidade para decifrar os sons e o significado das palavras, sendo que o seu sucesso depende do tempo que se esteve surdo, idade em que surgiu a surdez e da motivação pessoal.
Existe no SUS?
Sim, em nossa região o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), o Centrinho atende a população e realiza as cirurgias de Implante Coclear para os casos que tem indicação.
Para saber se você, um parente ou um conhecido é um candidato à Cirurgia de Implante Coclear, procure o médico otorrinolaringologista para uma avaliação e depois procure a regulação municipal de saúde da cidade de onde reside.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.
Fernanda Freitas Monteiro
Fonoaudióloga
CRFa 2-11.539