Terapia de Casal

Por Jornal Cidade de Agudos em 13/05/2022 às 05:46:32

Conheça as 5 linguagens do amor e identifique a sua e a de seu parceiro.

Qual é a sua Linguagem do Amor?

As pessoas expressam e recebem amor de 5 maneiras diferentes, chamadas de linguagens do amor: tempo de qualidade, palavras de afirmação, presentes, atos de serviço e toque físico. Quanto mais cedo você descobrir sua língua e a de seu ente querido, mais cedo poderá levar seu relacionamento a novos patamares.

Um dos problemas de relacionamento mais comuns que as pessoas enfrentam hoje é a luta para expressar amor de maneira intencional e significativa para outra pessoa. Quase todo mundo quer mostrar ao parceiro que se importa.

No entanto, muitas pessoas lutam para fazer isso de uma maneira que fale ao seu coração. Se você achar que isso descreve sua situação, pode querer aprender mais sobre as Cinco Linguagens do Amor. A história mostra que aprender como seu parceiro recebe amor o ajudará, a saber, a melhor maneira de demonstrar seu amor e carinho.

Desenvolvido pelo Dr. Gary Chapman, autor e conselheiro, as Cinco Linguagens do Amor são:

1. Palavras de Afirmação

Ações falam mais alto do que palavras – a menos, é claro, que a linguagem do amor de seu parceiro seja "palavras de afirmação". Nesse caso, as palavras são tudo. Quer sejam escritas ou faladas, uma pessoa cuja linguagem de amor primária são palavras de afirmação dará muita importância ao que você tem a dizer a ela. Suas palavras falarão muito com eles, mesmo quando você quiser que eles simplesmente deixem as coisas passarem.

Na verdade, não é incomum que frases simples como "Sou grato por ?" e "Eu amo como você ?" contribuem muito para comunicar o quanto são apreciados.

Seu parceiro apreciará especialmente elogios, agradecimentos sinceros, notas manuscritas e ouvir o que significam para os outros. O objetivo é fazer com que os parceiros saibam o quanto eles significam para você, como eles são diferentes dos outros e o quanto você se importa.

2. Tempo de qualidade

Quando se trata das cinco linguagens do amor de Gary Chapman, tempo de qualidade é a linguagem do amor que gira em torno da união. É tudo uma questão de expressar seu amor e afeto com toda a sua atenção. Quando você está com seu parceiro, você desliga o celular, desliga o tablet e se concentra nele. E, quando você faz isso, toca o coração deles de uma forma que realmente importa. O tempo é como uma solda que une ambos. Eles se sentem importantes, amados e especiais – como se você tivesse tido a intenção de reservar um tempo apenas para eles.

Infelizmente, graças à tecnologia, o tempo de qualidade com nossos parceiros, está se tornando cada vez mais escasso. Mesmo quando estamos juntos, estamos em outro lugar – geralmente no ciberespaço ou mergulhados em nossos próprios pensamentos. Mas estar perto um do outro enquanto faz outra coisa nem sempre constitui um tempo de qualidade, não importa quanto tempo você fique sentado ali. E para alguém cuja principal linguagem de amor é tempo de qualidade, essa falta de conexão pode deixá-los se sentindo vazios e sozinhos.

3. Toque Físico

Sexo é um aspecto importante de um relacionamento romântico, mas o toque físico como uma linguagem do amor não tem a ver apenas com sexo. Um abraço, um aperto de ombro, um aperto de mão e até um tapinha nas costas podem ser uma expressão de amor que é igualmente significativa para seu parceiro.

4. Atos de serviço

Em termos de relacionamentos íntimos, Atos de Serviço é uma linguagem que pode ser melhor descrita como fazer algo por seu parceiro que você sabe que ele gostaria, como o lavar a louça, colocar a roupa suja no cesto de roupas, recolher a roupa do varal, regar as plantas ou cozinhar uma refeição, atentar para a aparência dele, fazer um lanchinho, um café e chamá-lo para tomarem juntos.

Quando você dá Atos de Serviço, você desiste de seu tempo. Essa forma não-verbal de amor pode ser demorada e exaustiva, mas se for o que seu parceiro precisa, então vale a pena o esforço.

5 Receber presentes

. De todas as linguagens do amor, o ato de dar um presente é sem dúvida o mais mal interpretado. Para alguns, pode parecer ganancioso ou como se o destinatário tivesse uma fixação pelas coisas e não pelo próprio amor. Esse não é o caso.

Se você ou a linguagem do amor de seu parceiro são presentes, isso significa que você se sente amado ou que está demonstrando amor por um item tangível. Se esse item é uma pequena bugiganga de um brechó ou um veleiro de 15 metros, isso é irrelevante.

Se você passar por uma padaria todos os dias no caminho do trabalho para casa, olhe para ela através das lentes de "Meu parceiro realmente se sente amado quando eu levo presentes para eles" e pare para comer um doce antes de voltar para casa. Eles não precisam ser grandes compras e não precisam ser o tempo todo. Eles são apenas pequenos lembretes de que estão sempre em sua mente.

Rosana Taveira Napoleone

Psicóloga Cognitivo Comportamental

CRP: 06/103931

Consultório: Av. Rui Barbosa, 324 - Centro - Agudos/SP

Anuncie
anuncie aqui