Imagine você pensar em uma palavra, porém não conseguir pronunciá-la devido a uma dificuldade na coordenação dos movimentos, coordenação que é necessária para a produção da fala. É isso que uma criança com apraxia de fala sente.
Você sabe o que é apraxia de fala?
A apraxia de fala na infância (AFI) é um comprometimento motor que prejudica o planejamento e a coordenação dos movimentos da fala. A criança com AFI sabe o que quer dizer, mas seu cérebro falha ao planejar a sequência de movimentos para produzir os sons e formar sílabas, palavras e frases.
Como saber se o meu filho tem apraxia de fala?
Os primeiros sinais de alerta se tornarão tipicamente evidentes durante os primeiros anos de vida. Você notará que a criança apresenta dificuldades na produção dos primeiros sons ou nas palavras, normalmente utilizando apenas as vogais na fala.
Pode se observar longas pausas entre sons, omissões ou substituições de sons e dificuldades na produção de palavras mais longas e complexas. Por exemplo, a criança pode trocar vários sons quando for dizer uma palavra e fica mais fácil dizer "mãe" ou "pai" que uma palavra maior com sons difíceis, como "boneca".
O discurso de uma criança mais velha pode parecer monótono, lembrando a fala de um robô, ou ainda tem os casos com entonação exagerada, isso acontece devido à dificuldade em controlar o ritmo da fala, levando a uma entonação prejudicada.
Na apraxia de fala, as crianças tendem a apresentar melhor desempenho na compreensão da linguagem que na expressão. Ou seja, elas entendem mais do que falam.
Quais são os outros sinais de alerta?
Crianças com AFI podem apresentar dificuldades na coordenação motora dos músculos orais utilizados durante a alimentação, além de muita ou pouca sensibilidade oral, levando a algumas dificuldades durante a alimentação, como:
* mastigação ruim;
* ocorrência de engasgos;
* restrição ou recusa alimentar caracterizada pela aceitação de poucos tipos de alimentos, texturas e temperaturas.
Outras alterações do desenvolvimento motor podem estar presentes, como:
* atraso para andar;
* quedas frequentes;
* dificuldades na coordenação motora para realizar gestos, como dar tchau e escrever.
Os sintomas da apraxia de fala na infância são variáveis e nem todas as crianças irão necessariamente, apresentar todas as características descritas.
Parceria com a família
A prática intensiva é muito importante, então as crianças precisam treinar as palavras ou frases alvo em situações da vida real.
A parceria com os pais é super importante, pois são orientados a criar situações para que essas palavras sejam ditas de forma espontânea. Por exemplo, pedir que a criança diga "oi" ou em uma complexidade maior "oi, mamãe", toda vez que a mãe entrar na sala.
Os pais e cuidadores fazem parte do processo de intervenção. São eles responsáveis pelo treino no dia-a-dia da criança e o sucesso da terapia dependerá dessa parceria.
Lembre-se que a criança com AFI:
SABE mais do que DIZ.
PENSA mais do que FALA.
ENTENDE mais que você IMAGINA!
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.
Fernanda Freitas Monteiro
Fonoaudióloga
CRFa 2-11.539