"O Dia Mundial da Voz é celebrado internacionalmente dia 16 de abril, data em que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia aproveitam para promover a Campanha Amigos da Voz."
A fonoaudiologia trabalha para diagnosticar, prevenir distúrbios relacionados à voz e buscar melhorá-la, atua no aperfeiçoamento e promoção da saúde vocal, além de atuar na reabilitação de disfonias e prevenir possíveis problemas com a voz, quando se torna áspera, rouca, ou apresenta alteração no tom de voz, como soprosa, tensa, apresentando cansaço ao falar, voz trêmula ou de difícil emissão.
São profissionais que necessitam de tratamento e prevenção pela fonoaudiologia, principalmente profissionais dos meios de comunicação oral. Saiba alguns:
* Cantores;
* Professores;
* Atendentes de Telemarketing;
* Atores;
* Locutores;
* Políticos;
* Apresentadores de TV.
Dentro os sinais de alerta a serem investigados por um profissional, estão: rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar por mais de 15 dias, e sem motivo aparente, como infecções de garganta, esforço ao falar em situações de apresentação e afins.
Fatores externos como ar condicionado, alimentação inadequada, bem como manter uma higiene bucal são importantes para a manutenção de uma boa saúde vocal.
DICAS DA FONO:
* Articule bem as palavras, sem realizar esforço vocal;
* Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
* Beba água com frequência para manter a hidratação das estruturas vocais;
* Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;
* Use roupas confortáveis que permitam uma boa movimentação de abdômen, tórax e pescoço;
* Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
* Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
* Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
* Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz de forma contínua;
* Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
* Em situações de comunicação no ambiente on-line procure manter seu rosto bem iluminado, posicione-se no centro da câmera e faça pequenas pausas para alongamentos corporais e relaxamento;
* Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.
AO APRESENTAR SINTOMAS, PROCURE AJUDA PROFISSIONAL.