Muitas pessoas questionam o motivo da fonoaudióloga brincar "tanto" durante as terapias, principalmente nos casos de atraso de linguagem, com questionamentos do tipo: "Meu filho não consegue falar direito e a fono dele só brinca!"
E mais questionamentos: "Se é para brincar, eu brinco em casa!", "Devo continuar levando meu filho?", ou "Converso com a fono ou troco logo por outra?"
Vamos entender o objetivo dessas brincadeiras?
A importância do brincar
O brincar faz parte de um processo extremamente importante no desenvolvimento infantil. Isso, porque é brincando que a criança vivencia situações e descobre um mundo repleto de possibilidades. Ao despertar para o brincar é possível descobrir sobre sua identidade, ampliar sua autonomia, explorar sua criatividade e liberar a sua imaginação. E a socialização, favorecida pela brincadeira, é um estímulo especial para o DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL.
Brincar é uma oportunidade natural e é através dela que muitas formas de comunicação emergem. O brincar é indispensável para o desenvolvimento infantil, pois é nele que a criança constrói valores sociais e culturais com as experiências vividas.
O brincar no trabalho fonoaudiológico
A brincadeira durante terapia é um recurso técnico que possibilita saber se a criança está engajada com as atividades, tornando a experiência mais enriquecedora e eficaz. Isso evita que as atividades não passem de simples repetição de uma lista de palavras, por exemplo, o que é maçante e cansativo.
Brincar é investimento no trabalho, na aprendizagem e na produção de sentido para seu filho. A terapia tem um objetivo a ser alcançado e a brincadeira permite que ele seja adquirido de maneira leve e divertida, aumentando o tempo de atenção e interesse da criança na atividade.
· É através da brincadeira que a criança constrói sua linguagem;
· A criança não nasce sabendo brincar. Brincar também se aprende e por isso dever ser estimulado. Brincar faz parte do desenvolvimento infantil;
· É por meio da brincadeira que construímos o vínculo com a criança e assim conseguimos trabalhar nossos objetivos terapêuticos. Durante as atividades lúdicas, é possível dar asas à imaginação, aumentar o vocabulário, interagir, trocar e estabelecer um contato visual maior;
· Nós não brincamos só por brincar;
· Cada conduta é pensada individualmente e um mesmo brinquedo pode ser utilizado com objetivos distintos;
· Por trás de cada brincadeira existe muito empenho, dedicação, planejamento e ESTUDO!!
Ao brincar, a criança aprende a aprender!