A ansiedade tem a ver com a nossa preocupação com o futuro e o quanto queremos (ou não) que ele chegue. Ela acontece como uma resposta fisiológica a algo que ainda vai acontecer. Ela não aparece na vida de alguém por escolha. Distúrbios químicos no cérebro ou alterações hormonais, além do dia a dia do paciente, podem levar a esse estado emocional. Dependendo do grau e da frequência, ela pode se tornar patológica e resultar no transtorno de ansiedade generalizada. A ansiedade é um reflexo de proteção, uma fuga do medo, mas o transtorno de ansiedade está ligado a medos exagerados e que não existem, mas a pessoa fica constantemente preocupada com aquilo.
O medo é o principal sintoma psicológico ligado à ansiedade. Preocupações exageradas e o medo de realizar certas ações com o receio de falhar trazem a sensação de impotência e podem afetar a autoestima, já que a pessoa deixa de cumprir tarefas possivelmente simples apenas por acreditar não ser capaz de fazê-las. O aprendizado e desenvolvimento também podem ser afetados, assim como a vida social, principalmente se a ansiedade aparecer acompanhada de timidez ou depressão. Também podem surgir confusão mental, dores no peito, suor excessivo e dificuldades para relaxar e dormir.
Tratamento para a ansiedade
Em alguns casos, ainda que a pessoa se esforce, ela não consegue superar sozinha os distúrbios da ansiedade. Então, a melhor alternativa é buscar ajuda profissional, a fim de reverter a situação e promover a reabilitação da saúde mental e física.
Dependendo do caso, nem sempre será possível tratar em casa. Talvez haja a necessidade de internação para o médico acompanhar, mais de perto, as necessidades do paciente e propor as melhores soluções.
Um dos tratamentos mais indicados para quem sofre de transtornos de ansiedade é a psicoterapia para reestruturação mental. Nela, o profissional ajudará o paciente a identificar o que sente e o que mais o incomoda em seu cotidiano.
Nesses casos, o psiquiatra pode ou não prescrever medicamentos — isso vai depender da gravidade do problema. Quando as questões são de caráter psicológico, em geral, apenas uma boa conversa pode ajudar a resolver o quadro.
Porém, casos mais críticos, como o uso de drogas, alcoolismo e outros vícios, o ideal é que sejam utilizados medicamentos para desintoxicação. Alguns desses pacientes podem necessitar de internação até que tenham condição de voltar a conviver com os familiares.
Mas a boa notícia é que o transtorno de ansiedade pode ser vencido. Basta se submeter ao tratamento correto e força de vontade para dominar os sentimentos que exercem domínio sobre as suas emoções.
Rosana Taveira Napoleone
Psicóloga Cognitivo Comportamental
CRP: 06/103931
Consultório: Av. Rui Barbosa, 324 - Centro - Agudos/SP