Fracasso nos relacionamentos - Conheça as causas

Por Jornal Cidade de Agudos em 22/04/2022 às 22:36:49

Muitas pessoas se frustram pelo insucesso nos relacionamentos e consequentemente se deprimem e se autointitulam inferiores e incapazes de serem felizes ao lado de alguém. Na verdade, pessoas inseguras possuem dificuldade em se reconhecerem, não se valorizam e acabam por fazerem escolhas erradas e frequentemente se envolvem com alguém por impulso, por medo de ficarem sozinhas.

Essa "dinâmica" repetitiva de erros vai consumindo toda a capacidade de avaliação de si próprio, é como se estivesse no "piloto automático" e, novamente a decepção e a angústia lhe roubam toda a energia e o amor próprio, tendo como resultado o isolamento, a vergonha e o sentimento de culpa.

É impossível ser feliz em um relacionamento sem o indivíduo conhecer-se a si próprio, sem avaliar-se, sem amar-se. Nada mais terrível do que ter que anular-se de medo de perder a outra pessoa, que já percebeu que é dona da situação, que manda e o outro obedece e que o tem nas mãos. Um relacionamento em que só um dá as cartas ditando as regras e dominando o outro, não é salutar, mas sim um sequestro das vontades e dos sentimentos do outro.

Uma pessoa que não se conhece, que não consegue ser feliz consigo mesmo, jamais terá sucesso vivendo com quem quer que seja. Costumo usar o termo "Fechar para balanço". Ative o "Off" para relacionamentos e ative o "On"para você. No início você poderá até encontrar alguma dificuldade, mas à partir do momento em que você vai se sentindo confortável por ter o controle na administração dos seus pensamentos, passará cada vez mais a sentir melhor e satisfeita em promover-se, em investir em si próprio e sentirá orgulho com as mudanças.

Saia com amigos que te respeitem, ouça mais e fale menos de suas fraquezas, não seja o centro das atenções por seu vitimismo. Pessoas resolvidas atraem atenção, admiração. Reavalie seu círculo de amizades, observe e procure pessoas que te engrandeçam e se afaste dos sugadores de energia, de gente que te deixam pra baixo.

Se organize, faça exercícios físicos, meditação, leia bons livros, assista bons filmes. Realize passeios. Permita-se conhecer outros lugares, conversar com outras pessoas. Isso mesmo, tire a venda dos seus olhos, expanda a sua mente, busque o discernimento para filtrar os pensamentos negativos e supervalorize os bons pensamento. Nossa mente é fantástica, ela é capaz de nos transformar em tudo o que quisermos, por isso, alimente-a de novidades, de momentos agradáveis e o resultado será surpreendente.

Percebendo que somos capazes e competentes para facilitarmos o nosso bem estar, trilharemos com otimisto e coragem e se por ventura encontrarmos alguns obstáculos, seremos fortes para enfrentar qualquer barra e passarmos por ela mais fortes.

A felicidade é construída por momentos felizes, por pensamentos positivos. Aja com cautela e priorize sua vida, sua paz de espírito. Você verá que pessoas se aproximarão de você pela energia boa que naturalmente você transmitirá e quando você menos esperar, estará ao lado de alguém que realmente vale a pena, que compartilhará com você o exercício da vida em casal e não uma relação abusiva e doentia.

Rosana Taveira Napoleone

Psicóloga Cognitivo Comportamental

CRP: 06/103931

Consultório: Av. Rui Barbosa, 324 - Centro - Agudos/SP

Ler anterior

AFASIA

Anuncie
anuncie aqui