"Você é muito bagunceiro", "essa menina é muito atrapalhada", "sonhar não enche barriga", "você é um fracasso".
Você já ouviu algumas dessas frases ou algo similar na sua infância?
Infelizmente muitas pessoas já ouviram essas frases tão cruéis na sua infância que remoem até hoje e o pior que muitos convivem com essa "condenação maldita" na mente e não conseguem se libertar dessas amarras e títulos tão pesados que lhes foram impostos por quem deveria zelar pela estima e promover bom desenvolvimento emocional.
No entanto, lembre-se de que você não é definido por essas palavras! Leia novamente em voz alta, "Eu não sou definido pelo o que ouvi negativamente na minha infância!" Você pode reconstruir sua própria identidade aí olhar para dentro de si mesmo. Reflita sobre suas paixões, o que te emociona, te entristece, te irrita ou lhe inspira. Encontrar respostas para essas questões o ajudará a descobrir seu propósito e singularidade.
Ao se reconectar consigo mesmo, você cria uma nova identidade e escolhe caminhos que o fazem genuinamente feliz.
Portanto, não se deixe limitar pelas palavras da sua infância. Você tem o poder co-criador para redefinir sua própria identidade.
Tenha a certeza absoluta de que você é seu maior avaliador, você se conhece, sabe quem é e o do que é capaz. E saiba que buscar ajuda de um profissional da saúde mental é muito importante para ajudá-lo nessa desmistificação que tanto o perturba.
Rosana Taveira
CRP: 06/103931
Psicóloga brasileira em Portugal
Atendimento on-line
351 935 851 090