Escrever um Diário: Uma Prática Transformadora

Por Jornal Cidade de Agudos em 26/12/2024 às 11:34:20

Várias personalidades famosas ao longo da história usaram o diário como uma ferramenta de expressão, reflexão e autoconhecimento. São muitos os autores de diários, vou deixar aqui alguns que li e me inspiraram.

Anne Frank, ícone da resistência durante a Segunda Guerra Mundial, que escreveu seu diário enquanto se escondia com sua família e outras pessoas na "Anexa Secreta", em Amsterdã, para escapar da perseguição nazista. O "Diário de Anne Frank"tornou-se um dos livros mais lidos do mundo e é um testemunho pungente de sua vida como adolescente, suas reflexões sobre a humanidade e as dificuldades da guerra. Frida Kahlo, escreveu extensivamente em seus diários, muitas vezes, usando as páginas como uma forma de expressar suas dores emocionais e físicas, bem como suas ideias artísticas. Seus diários incluem desenhos, anotações e reflexões íntimas sobre sua vida, suas relações, seu sofrimento e sua identidade. Virginia Woolf, manteve diários ao longo de toda a sua vida adulta, ao lê-los temos uma visão profunda de seu processo criativo, suas inseguranças, suas lutas contra a depressão e seus pensamentos sobre a literatura, a política e a condição feminina.

Mas leitor, os diários também são os melhores amigos dos homens. Walt Whitman, poeta e jornalista americano, autor de "Folhas de Relva", manteve diários durante grande parte de sua vida, documentando suas viagens, suas observações sobre a natureza e as pessoas ao seu redor. Albert Einstein, embora mais conhecido por suas contribuições à física, manteve diversos registros pessoais ao longo de sua vida sobre questões filosóficas, oferecendo uma perspectiva interessante sobre o equilíbrio entre a vida intelectual e emocional. O ato de escrever para esses quanto para outros autores, era uma forma de se libertar das limitações sociais e psicológicas que enfrentavam

E nós mortais com vida corrida, estresse e tantos afazeres? Como iniciar essa prática como ferramenta de autoconhecimento e mesmo liberação de emoções, reflexões e registro de nossas experiências. Primeiro, quem não ama seguir os diários online do cotidiano de figuras reais ou famosas que inundam as redes? Você não tem a impressão de que os cenários de quintal, da refeição na cozinha, a reforma do apartamento ou o resgate de bichinhos nos fascinam…Tudo é válido, mas se você quiser ter uma experiência diferenciada, sente-se, arrume a mesa, decore um caderno, aponte os lápis, decore com recortes e colagens, desenhe com garatujas a flor que se abriu o pássaro que pousou na janela. Um diário não precisa de iluminação, microfones top nem filtros…

O ato de escrever diários à mão trabalha áreas muito especiais do nosso cérebro e com o tempo poderemos sentir melhora na nossa saúde mental. A técnica conhecida como escrita expressiva, que envolve escrever sobre eventos ou sentimentos de maneira honesta e descomplicada, tem sido associada à redução de sintomas de estresse pós-traumático e ao aumento do bem-estar emocional. Ao externalizar emoções, o cérebro é capaz de reorganizar as experiências, tornando-as mais fáceis de entender e enfrentar.

Assim, ao escrever diariamente sem censura começamos a perceber padrões de comportamento, crenças limitantes ou até mesmo os aspectos de sua vida que precisam de mais atenção. Além de podermos gerenciar nosso estresse e melhorar a resolução problemas. Muitas vezes, ao escrever, surgem insights espontâneos que ajudam a quebrar padrões de pensamento negativos ou a encontrar abordagens alternativas para lidar com questões difíceis e, de quebra, pode melhorar a memória e a concentração.

Leitor você pode se perguntar agora, nosso nem sei como começar tudo isso? Tente um diário de gratidão, um dos pilares para um bem-estar duradouro. Ao registrar momentos positivos do dia a dia, por menores que sejam, contribui para um estado mental mais positivo e otimista. Isso apoia a resiliência emocional. Que tal começar hoje? O que você escrever pode não apenas ser um reflexo do seu presente, mas também um mapa para um futuro mais consciente e pleno.

Prazer, sou Vera Lúcia Ravagnani, eu conto histórias e ajudo pessoas a contarem suas próprias histórias em verso ou prosa por meio de cursos de escrita criativa e contoterapia.

Anuncie
anuncie aqui