A experiência é, sem dúvida, a melhor fonte de ensinamentos para o ser humano, seja na sua vida profissional, seja na sua vida particular. Mas, como ganhar experiência com habilidade? Isso demanda tempo, muito tempo, e o processo de aprendizado se constrói mediante muito esforço e sofrimento. Por isso mesmo são essas dificuldades, somadas à ansiedade que todos nós temos de assimilar novos conhecimentos, que torna muito atraente conhecer as lições resultantes das experiências alheias. Não importa se essas experiências foram mal ou bem sucedidas porque umas e outras tornam-se subsídios para nosso crescimento. O que desejaríamos ter sabido há 25 anos...
Que bom seria se todos nós pudéssemos ter a oportunidade de conhecer algumas experiências alheias, especialmente se essas pessoas contribuíram de certa maneira para a mudança ou transformação do mundo em diferentes áreas. Temos certeza absoluta que há centenas de coisas que você amaria ter conhecido há 25 anos. Vamos sugerir algumas ideias extraídas de um livro de Richard Edler, que, consultando diversas pessoas, elas acabaram divulgando suas experiências que poderiam sugerir alguma coisa útil ao leitor. Não estamos nos referindo ao conhecimento de fórmulas ou formas de palavras, mas sim de pessoas, lugares e ações e de experiências humanas e emoções deste planeta, de si próprio ou de outro homem. Talvez, também, de um pouco de fé e uma pequena reverência às coisas que não podemos ver. Se você não está feliz só você pode mudar alguma coisa, ninguém mais. Tenha uma meta e quando estiver em dúvida, aja. Tentar coisas novas vale a pena em 90% das vezes. Mesmo os 10% das experiências não tão boas ajudam a valorizar ainda mais os 90%.
Charles Schmuck, um empresário americano, assegurou que 25 anos atrás ele gostaria que alguém tivesse lhe contado que, apesar de o trabalho ser muito importante, as coisas mais fundamentais são a família e os amigos. Muitas vezes, ele disse, preferi atividades ligadas a negócios e viagens, e hoje elas me dizem muito pouco quando comparadas aos jogos de futebol, jantares com amigos e reuniões íntimas que não podem mais ser recapturadas.
Outro empresário, Peter Ayala, recomendava: "Se você não tomar conta de seu corpo, onde você vai viver?" Então, Richard Edler, acrescenta: os benefícios do fitness — saúde, eficiência no trabalho, poder de atração sobre o outro sexo, autoimagem positiva — são por si só evidentes. Faça disso uma prioridade.
Se você começa a economizar uma quantia fixa aos 20 e seu irmão gêmeo aos 30, aos 65 anos você vai ter duas vezes mais dinheiro que ele. Isto vale também para o amor e o investimento em seus filhos. Nunca é muito cedo para começar.
Acredite nas ideias simples, nas sentenças simples e na aritmética simples.