Nós falamos sobre os ácaros da poeira, que são importantes causadores de doenças respiratórias. Mas por que eles são perigosos para a nossa saúde?
Nós precisamos, primeiramente, conhecer esses bichinhos. Eles são artrópodes e, portanto, são primos (mesmo que distantes) dos insetos, aranhas, escorpiões e frutos do mar (como o camarão). Precisamos de lentes de aumento muito potentes (microscópios) para enxergá-los, pois são invisíveis. Alimentam-se de restos de pele (humana, de animais e de insetos maiores) e, por conta disso, eles vivem nos colchões e travesseiros. Com as suas garras eles grudam em minúsculas partículas de poeira e acabam se espalhando por toda a casa.
Eles possuem diversas proteínas em seu corpo e o nosso organismo reconhece-as como "estranhas". Assim que elas entram em contato com nossa pele ou mucosas da boca, nariz ou pulmão, nós iniciamos uma resposta de defesa cujo objetivo é a eliminação do agressor. O alérgico tem uma sensibilidade maior e, portanto, possui uma resposta imunológica exagerada (chamada de hipersensibilidade), cujos sintomas são espirros, coceira, coriza, tosse e até falta de ar (no caso dos asmáticos). A higiene ambiental, como podemos perceber, faz parte do tratamento das doenças respiratórias.
Além das medidas que mostramos, no último texto, para evitar os ácaros (como evitar varrer a casa, limpar colchões e travesseiros, usar capas antialérgicas e hidratar a pele) temos que utilizar métodos para impedir a entrada das baratas, pois elas aparecem em casa durante a noite, enquanto estamos dormindo. Devemos, todas as noites, lavar as louças e retirar o lixo da cozinha. Em casos de infestação de baratas, recomenda-se utilizar iscas e dedetizar a casa.
A sensibilização aos ácaros pode evoluir para alergia contra insetos e frutos do mar (pois possuem as mesmas proteínas). Não é raro pacientes alérgicos desenvolverem alergia ao camarão. Devemos, então, iniciar o tratamento das alergias o mais breve possível.
Medidas simples de higiene ambiental e doméstica melhoram os quadros de alergia e ajudam esses pacientes a terem uma vida normal. Fica a dica!!
Dr Eli Roberto Garcia Filho
CRM-SP 104.828
Médico alergologista pediatra
RQE: 66080/660801