O medo de correr alguns riscos e se comprometer com as responsabilidades da vida podem contribuir com a procrastinação de objetivos, impedindo que você realize os seus tão almejados sonhos. A autossabotagem consiste num ataque dirigido à própria pessoa.
Apenas precisamos parar por alguns poucos momentos para sentir que estamos praticando a autossabotagem. Quando a realidade psicológica é um verdadeiro foco de emoções e pensamentos pessimistas, a autossabotagem mental entra em cena.
Quando se percebe com a devida atenção, com certa frequência a sua mente cria mecanismos de ataque com pensamentos agressivos, julgamentos, culpa e vitimização, enchendo a sua cabeça e colocando você em estado de bloqueio e inércia. O resultado final: autossabotagem.
autossabotagem surge com um desejo súbito de permanecer se julgando por aquilo que você não seria capaz de fazer ou alcançar. A mente se programa para considerar que estas mensagens são corretas e passa a se sentir impotente, débil, chegando ao estado de autossabotagem.
A autocrítica faz parte da natureza humana, mas ela possui um limite saudável. Por isso, é importante ver e perceber como estas formas de ataques mentais causam estes estados internos negativos. E isso tudo se reflete em nossas atitudes e decisões.
Rosana Taveira
CRP: 06/103931
Psicóloga brasileira em Portugal
Atendimento on-line
351 935 851 090