Muitos gestores, coordenadores, chefes de equipe e até o mais alto escalão de uma empresa ignoram uma questão fundamental para o bom andamento de sua empresa, no que se refere a clima organizacional.
Entender como funciona a sistemática de uma equipe é o primeiro passo para se desenvolver bem as atividades dentro do ambiente de trabalho.
Ignorar o modelo mental e o perfil comportamental de um colaborador é como jogar na loteria com o sucesso da empresa.
A maioria dos empresários prefere "enfiar" pessoas em áreas, sem ao menos considerar como o cérebro delas opera, como tomam decisões, reagem ao stress, ou enfrentam os desafios devido a maneira como processam as informações.
Resultado: Equipes desalinhadas, desmotivadas, desarmônicas, muita fofoca no ambiente de trabalho, descontentamentos, desperdício de potencial, tempo e dinheiro.
E aqui entra o fator mais subestimado, o nível de merecimento. As suas escolhas, grandes ou pequenas, refletem o quanto você se acha digno dos resultados que deseja.
Se você não ajusta a sua régua de merecimento, você nunca vai atrair ou criar times de alto nível.
Então, suba sua régua. Decisões estratégicas exigem clareza sobre quem você é, o que você merece e como cada peça se encaixa no tabuleiro da sua empresa.
Reflita: Você está colocando as pessoas certas nos lugares certos?
Vale muito a pena você reiniciar sua estratégia e "jogar" a seu favor e principalmente a favor de sua empresa.
Pessoas merecem o respeito, por isso, ensine-as a serem éticas com as outras pessoas e principalmente com elas mesmas.
Você saberá que o ser humano é complexo e sempre precisará de manutenção e ajustes nos comportamentos e na inter-relação, porém, os resultados serão sempre positivos.
O que mata um jardim não é o abandono. O que mata um jardim é esse olhar de quem por ele passa indiferente E assim é com a vida, você mata os sonhos que finge não ver.
Mario Quintana
Rosana Taveira
CRP: 06/103931
Psicóloga brasileira em Portugal
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