Aos 26 anos, Jimmy Donaldson, conhecido como MrBeast, tornou-se um fenômeno da internet, com mais de 340 milhões de inscritos em seu canal principal do YouTube e mais de 500 milhões de seguidores nas redes sociais.
Seu sucesso é baseado em desafios grandiosos e generosos prêmios em dinheiro, gerando bilhões de visualizações anualmente. Além do canal principal, ele administra outras marcas como Beast Reacts, MrBeast Gaming, canais em várias línguas e o Beast Philanthropy, focado em ações sociais.
Seu império inclui a rede de fast food MrBeast Burger, a marca de lanches Feastables e o reality show Beast Games, na Amazon Prime Video, com o maior prêmio da história da TV: US$ 5 milhões.
"Ok, tudo bem, vou comprar o TikTok para que ele não seja banido." concluiu MrBeast em suas redes sociais.
Apesar do sucesso, MrBeast enfrenta um processo judicial nos EUA, com participantes do Beast Games alegando condições inadequadas de trabalho, incluindo alimentação insuficiente e falta de suporte médico.
Em meio às incertezas sobre o futuro do TikTok nos EUA, MrBeast, junto a um consórcio liderado por Jesse Tinsley, fez uma oferta de compra à ByteDance. O grupo inclui instituições financeiras e grandes investidores, representado pelo escritório Paul Hastings.
Outros grandes nomes também demonstraram interesse, como Frank McCourt, Kevin O"Leary, e até mesmo Elon Musk foi cogitado. O governo chinês analisa a situação, enquanto Donald Trump apoiou a ideia de Elon Musk ou Larry Ellison adquirirem a plataforma.
Em 20 de janeiro, Donald Trump estendeu o prazo para a venda do TikTok por mais 75 dias, aumentando a pressão sobre a ByteDance.
*Reportagem produzida com auxílio de IA