UMA HISTÓRIA MUITO INTERESSANTE

Por Jornal Cidade de Agudos em 04/07/2024 às 14:48:09

Um dia, um grupo de oito homens na faixa dos setenta e oitenta anos saiu de uma cidade americana até um determinado mosteiro. Os homens estavam prestes a participar de um retiro de cinco dias, no qual foi solicitado que fingissem ser jovens outra vez — ou pelo menos 22 anos mais jovens. O retiro foi organizado por uma equipe de pesquisadores, que levaria outro grupo de oito homens idosos para o mesmo local na semana seguinte. Os homens da segunda leva, o grupo de controle, foram solicitados a se lembrar ativamente de serem 22 anos mais jovens, mas não a fingir que não tinham a idade atual.

Quando o primeiro grupo chegou ao mosteiro, viu-se cercado por todo tipo de pista para ajudar a recriar uma idade anterior. Folhearam antigas edições de revistas, assistiram a filmes e programas de televisão populares de épocas anteriores, ouviram cantores daquela época. Também falaram sobre eventos "atuais", como a ascensão de Fidel Castro ao poder em Cuba, a visita de Nikita Kruschev aos Estados Unidos e das proezas de estrelas de beisebol e boxe da época. Esses elementos foram habilmente projetados para ajudar os homens a imaginar que eram 22 anos mais jovens.

Depois de dois retiros de cinco dias, os pesquisadores fizeram várias medições e as compararam com as que haviam efetuado antes dom início do estudo. Os corpos dos homens de ambos os grupos estavam fisiologicamente mais jovens, embora os do primeiro grupo de estudo (que fingiram ser mais jovens) melhorassem mais que os do grupo de controle, cuja melhora era mais superficial.

Os pesquisadores descobriram melhorias na altura, peso e modo de andar. Os homens ficavam mais altos à medida que endireitavam a postura, as articulações tornaram-se mais flexíveis, e os dedos se alongaram com a diminuição da artrite. A visão e a audição melhoraram. A força da preensão aumentou. A memória se aguçou e eles pontuaram melhor em testes de cognição mental (o primeiro grupo melhorou seu escore em 63% contra 44% do grupo de controle). Os homens ficaram muitíssimo mais jovens naqueles cinco dias, bem diante dos olhos dos pesquisadores. No final do estudo, esses homens estavam jogando futebol, alguns dos quais abandonaram suas bengalas.

Como isso aconteceu? Sem dúvida, os homens conseguiram ligar circuitos no cérebro que os lembraram de quem eram há 22 anos, e a química do corpo respondeu de alguma forma mágica. Eles não apenas se sentiram mais jovens, eles ficaram mais jovens, como evidenciado pelas medições. A mudança não foi apenas na mente, foi no corpo.

Mas, o que aconteceu no corpo deles para produzir as impressionantes transformações físicas? O que poderia ser responsável por todas aquelas mudanças mensuráveis na estrutura e função físicas? Você não pode imaginar, mas, a resposta, acredite, são os genes, que não são tão imutáveis quanto você poderia imaginar.

Gostou do que leu? Essa experiência foi extraída do livro do Dr. Joe Sapienza, Você é o placebo. Se apreciou essa narrativa, poderei trazer muitas mais, todas elas parte dessa obra interessante e atual que talvez seja a única receita de que você precisa.

Dra. Maria da Glória De Rosa
Pedagoga, Jornalista, Advogada
Profª. assistente doutora aposentada da UNESP
Anuncie
anuncie aqui