O noticiário policial andou quente nesta semana. Quem gosta de fofocas e fatos escandalosos pôde saborear à vontade um prato cheio de novidades apimentadas. Não faltaram crimes, prisões, fraudes, sopapos e tantas notícias mais. Vamos lá.
Ao que tudo indica, o brasileiro não está mesmo pronto para debates democráticos às vésperas de eleições. Não bastassem cadeiradas, também nos vimos às voltas com bofetões e tapas na cara. Óculos quebrados, caras ensanguentadas... Lamentável! Quem corre o risco de frequentar uma dessas sabatinas políticas sabe que está sujeito, a qualquer momento, a um golpe mais violento de qualquer participante.
Mas, não foi só isso. Bauru foi palco de um roubo cinematográfico onde criminosos adentraram a residência de um empresário, com a colaboração de um jardineiro da casa, e surrupiaram joias, euros, dólares, reais e caíram fora, deixando para trás apenas um comparsa menos aquinhoado pela sorte. Esse que caiu nas garras da lei não colaborou em nada para a amortizar o prejuízo do empresário.
Não foi só isso. O caso Deolane Bezerra tomou conta do noticiário. O público sedento de notícias queria saber tudo sobre a vida milionária da mocinha, de sua mãe e das demais irmãs. Habeas corpus pra cá, xingamentos pra lá, listagem de bens vultosos, carros de luxo a serviço de quem pode, Receita Federal amplamente consultada, colocaram uma cidadezinha de Pernambuco no noticiário internacional. Até agora nunca tínhamos ouvido falar de Buíque, um local de prisioneiros mais ou menos famosos. Pois aí está o registro. Buíque não será mais um ponto esquecido no mapa.
E o Embaixador, hein? Sim, agora o noticiário virou os holofotes para o rico mundo sertanejo! Quem diria que o festejado Gusttavo Lima — que recentemente havia dominado os mares à bordo de um magnífico iate flutuante, comemorando datas com amigos e entourage —, estaria no foco da Polícia Federal!? Quanto luxo, quanta festança, quanto brilho para acabar tudo empanado pela lei. Mas, essa lei é mesmo uma desmancha prazeres! Por que pôr um fecho sem mais nem menos nessas noitadas de luxo e prazer? Habeas corpus, de novo, pra lá e pra cá! O personagem estaria envolvido nas "bets", não estaria... intrigas da oposição, intriga dos invejosos. Pra isso é que existe o habeas corpus: pra dar tempo para pensar melhor e escolher o caminho mais adequado.
Pois, é meus amigos! A semana passou depressa. E nós ficamos aqui pensando como somos uma gota d´água no oceano, um grão de areia! Tanto barulho, por nada! As brigas dos candidatos políticos, os episódios do empresário de Bauru, da prisão de Deolane e da caça ao sertanejo milionário são meros incidentes. Amanhã ninguém mais vai tocar no assunto. Quem irá se lembrar desses fatos banais? A Terra é só um planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre cem bilhões de estrelas, que compõem uma galáxia, que é única entre outros duzentos bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer. Veja como somos importantes! A ciência calcula que em nosso planeta haja mais de trinta milhões de espécies de vida, mas até agora só classificou cerca de três milhões de espécies. Uma delas é o nosso "homo sapiens", que é apenas uma entre três milhões de espécies classificadas, que vive num planetinha, que gira em torno de uma estrelinha, que é uma entre cem bilhões de galáxias num dos universos possíveis e que vai desaparecer. Repito: como somos importantes, não?
Qual a finalidade da vida humana? O que os homens exigem da vida, o que querem alcançar? Aspiram à felicidade? Mas, isso é irrealizável e possível apenas como fenômeno episódico. Nossa própria constituição limita essa possibilidade. O corpo está destinado à dissolução e não pode prescindir da dor e do medo. O futuro é uma incógnita para mim, para você, para todos. A vida é um sopro. Já ouviram falar em sandálias da humildade? Não? Está na hora de calçá-las...