3 maiores erros em um relacionamento

Por Jornal Cidade de Agudos em 01/07/2024 às 13:28:12

Os relacionamentos raramente desmoronam de uma hora para outra. Assim como o cupim corrói a madeira de maneira lenta e quase imperceptível, pequenas ações e comportamentos negativos, podem ao longo do tempo, minar a base de uma relação. São palavras não ditas, ressentimentos acumulados, desatenções cotidianas e mágoas não resolvidas que, juntas, criam um desgaste silencioso e continuo.

Essa deterioração gradual é muitas vezes ignorada e subestimada. No início, parece que nada mudou, mas aos poucos, os sentimentos negativos se acumulam, criando uma distância emocional entre os parceiros. Pequenos desentendimentos não resolvidos podem se transformar em barreiras intransponíveis e, a falta de comunicação saudável pode agravar ainda mais a situação. É como se um cupim emocional estivesse devorando a estrutura do relacionamento, sem que percebamos a gravidade do dano.


Para evitar esse processo destrutivo, é fundamental cultivar a comunicação aberta, a empatia e o respeito mútuo. Reconhecer e abordar os pequenos problemas antes que se tornem grandes rachaduras é essencial. Assim, podemos fortalecer os laços e garantir que nossas relações se mantenham saudáveis e robustas, resistentes ao desgaste do tempo e dos desafios cotidianos.

Lembre-se, cada um possui uma particularidade, precisamos respeitar os sentimentos um do outro, com a sensibilidade sincera.

Olhe nos olhos, ofereça ouvir sem julgamentos. Estabeleçam entre vocês a cumplicidade, mas conversem sobre os diferentes pontos de vista.

Acredite, quando querem o relacionamento pode durar toda a vida, quando o ego fala mais alto, nem você se suporta, imagina a pessoa que está do seu lado?

É muito importante e necessário que busque o equilíbrio emocional, se precisar, busque ajuda de um profissional.

Rosana Taveira

CRP: 06/103931

Psicóloga brasileira em Portugal

Atendimento on-line

351 935 851 090

Anuncie
anuncie aqui