A depressão é uma condição que vai além da tristeza ocasional. É um distúrbio que afeta a vida diária e traz uma série de sintomas que muitas vezes passam despercebidos.
Causas da Depressão
A origem da depressão é complexa e multifacetada. Experiências traumáticas, como violência na infância, bullying, relacionamentos difíceis, rompimentos, morte de um ente querido, situações difíceis de se resolver, pós parto, perda de emprego. Esses eventos podem perturbar profundamente o equilíbrio emocional e afetar a autoestima, levando a uma espiral descendente de saúde mental.
Como combater a depressão?
Você já se perguntou como tratar a depressão sozinho? Ou se isso é realmente possível? Como algumas pessoas acreditam que esse transtorno mental é, na verdade, excesso de tristeza, pensam que é possível combatê-lo sem a ajuda de um profissional.
A tristeza é uma emoção passageira. Embora seja considerada desagradável e muitos tentem evitá-la, é uma reação normal a diversas situações, como a morte de um ente querido, falhar em um projeto pessoal e terminar um relacionamento. As pessoas conseguem encontrar consolo na tristeza e aprender lições que as tornam mais fortes para encarar a vida.
A depressão, por outro lado, não é passageira. Ela envolve as pessoas em desespero, apatia e desesperança. Elas passam a ignorar seus sentimentos (bons e ruins), transferir feridas emocionais para terceiros, não ter energia para concluir atividades comuns do dia a dia e tentar preencher o vazio interior com atividades ou elementos pouco saudáveis.
A depressão é diferente da tristeza, logo a ajuda do psicólogo e/ou psiquiatra é necessária. Alguns indivíduos podem requerer um tratamento multidisciplinar com medicamentos psiquiátricos para suavizar os sintomas depressivos e a psicoterapia para recobrar o bem-estar psicológico. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), em particular, apresenta bons resultados no combate à depressão.
Mas outras atividades podem contribuir para o tratamento! Atividades que você pode fazer em casa, na companhia de amigos ou familiares e no seu tempo livre.
Sendo assim, a resposta para a perguntar "como tratar a depressão?
é a seguinte: não é possível curar a depressão totalmente sozinho. Afinal, quando estamos doentes, devemos procurar um médico, certo? É o mesmo com a depressão. O psicólogo deve ser procurado. É possível, apesar disso, enriquecer o tratamento com hábitos e atividades saudáveis, maximizando os seus benefícios.
Atividades para tratar depressão
Assim como acontece com outras patologias, o tratamento da depressão requer o auxílio dos pacientes. Uma parte significativa da cura para depressão é a mudança de hábitos. Cada pequena modificação colabora para a formação de um estilo de vida saudável.
Do mesmo modo, atividades pontuais, como programas fora de casa ou viagens de fim de semana, podem ser acrescentadas à rotina do indivíduo depressivo para elevar o ânimo ou fazer a manutenção do bom humor.
Encontrar a energia e a força de vontade para fazer isso provavelmente exigirá muito esforço no início uma vez que a depressão causa letargia, sonolência e cansaço mental. O desinteresse generalizado também pode ser um obstáculo. Como fazer qualquer coisa quando não se tem vontade de fazer nada?
Esses são alguns dos motivos pelas quais a psicoterapia é indicada para melhorar da depressão. O psicólogo ajuda o paciente depressivo a compreender o seu papel no tratamento, incentivando-o a combater sintomas da depressão. Dessa maneira, ele entende que precisa se ajudar para combater a depressão, como curar ressentimentos antigos, combater o sedentarismo e ser mais assertivo em suas escolhas.
Mas como tratar a depressão com atividades? Abaixo, enumeramos 10 atividades, as quais podem se tornar hábitos, para esclarecer as suas dúvidas.
Exercícios físicos
Sair com amigos
Meditar
Fazer voluntariado
Procurar e ter um hobby
Exercitar a gratidão
Encontrar grupos de apoio
Fazer cursos
Aproximar-se da natureza
Continuar o tratamento
Rosana Taveira
CRP: 06/103931
Psicóloga brasileira em Portugal
Atendimento on-line
351 935 851 090