Sabe que a principal batalha que você trava diariamente é com você mesmo? Muitas vezes, assim sendo, você pode estar sendo o seu pior inimigo.
Atente a esses aprendizados de autoconhecimento e comece a pensar e agir a seu favor.
1. Você decide como será o seu dia.
Sim, é você quem determina o quanto os fatores externos influenciam no seu bem estar.
Parece absurdo, afinal você não tem culpa do trânsito pesado que faz você chegar atrasado no compromisso, ou do colega de trabalho que te provoca e faz você explodir, ou com o volume de tarefas que faz você esquecer detalhes importantes no trabalho, ou daquele projeto que deu erradique pagaria as suas contas do mês. Tudo isso irrita sim, pois não está sob o seu controle, certo?
Errado! Daí eu lhe pergunto:
Quem disse que as pessoas e o meio devem corresponder às nossas expectativas? Não é sobre os outros. As coisas às vezes dão errado sim, mas isso nunca vai mudar. É sobre como VOCÊ reage às situações do meio e às atitudes do outro.
É doloroso encarar isso, mas é também libertador. Estou falando da tal da Autorresponsabilidade.
Tirar a culpa do mundo e assumir as suas responsabilidades e você vai ver que isso é incrível, porque nos devolve o "controle" sobre os eventos da vida.
Então, você chegaria atrasado SE saísse de casa mais cedo contando com o trânsito? Você explodiria com o seu colega de trabalho provocativo se aprendesse a controlar as suas próprias emoções?
Você esqueceria detalhes importantes no trabalho SE tivesse mais organização? Você dependeria de um projeto ou job para pagar as suas contas do mês SE tivesse planejamento financeiro e fizesse algumas economias?
Terceirizar a culpa é mais fácil e até traz um alívio momentâneo, mas não promove solução ao problema é muito menos desenvolvimento para você evoluir como pessoa, entende?
Enquanto você acreditar que tudo está nas mãos dos outros, você não sai do lugar.
Rosana Taveira
CRP: 06/103931
Psicóloga brasileira em Portugal
Atendimento on-line
351 935 851 090