DE NADA ADIANTA OLHAR E NÃO VER

Por Jornal Cidade de Agudos em 18/03/2023 às 13:09:18

Tentarei, da forma mais simples possível, defender o ponto de vista frustrante de que vivemos na mais singela credulidade e na mais simplória ignorância. Pensamos que vemos, mas quem garante que aquilo que nossos olhos enxergam é a mais pura realidade? Não sou cientista e nunca pretendi ser mais do que sou.

Mas, leio bastante para concluir que grande parte dos cientistas asseguram que pouco ou nada sabemos sobre onde vivemos, porque vivemos, para onde vamos. E mais: nada disso que pensamos enxergar é aquilo que é. Então, o que é? Se os cientistas soubessem, acabava o mistério.

Aposto como você nunca parou para pensar na imensidão do Universo. Hoje já nem se usa mais o termo, agora é pluriverso, porque se dá crédito que não existe apenas um Universo. Não estou inventando essas loucuras. Se existe alguém louco ou louca não sou eu. Mas, se fosse apenas isso que nos incomoda ou amedronta, ainda vá lá. É que existem outras "coisinhas" insignificantes que também exigem respostas.

Há algo pouco comentado que se junta a todo esse complexo incapaz de ser resolvido por qualquer equação. Estou falando sobre a Lua, esse astro que serve de pano de fundo dos namorados, que com seu clarão ilumina com charme o amor de dois seres enamorados. Pois acabou a magia. Cientistas chegaram a maquinar que a Lua não passa de uma espaçonave. Isso mesmo que você leu: uma espaçonave que há bilhões nos circunda e que foi colocada na órbita da Terra. Para quê? Você não é capaz de imaginar nada? Está encontrando dificuldade em idealizar coisas? Para alguns estudiosos, a Lua seria oca com uma camada de cerca de quatro quilômetros e no seu interior estariam os alienígenas com toda sua parafernália, objetos, tralhas para cumprir suas obrigações. Ali seria a moradia de alguns "trabalhando" para realizar sua missão! Que missão? Ponha sua imaginação para funcionar.

E há mais algumas suposições. No lado escuro da Lua, que nós não vemos, existe uma imensa planície como edificações que são usadas para dar assistência a centenas de espaçonaves, que ali ficam pousadas, a espera não sei de quê! É como se fosse um imenso hangar abrigando suas espaçonaves ou coisas parecidas. Não sei se esses aparelhos seriam objetos voadores não identificados (ovnis) que aparecem, de vez em quando, nos céus.

Os cientistas acreditam que várias potências, como USA, China, Rússia sabem de muita coisa que passou a ser sigilosa para evitar pânico. Chegou-se a afirmar que os alienígenas não se deram a conhecer pelos terráqueos, porque não estamos ainda preparados para isso!

Em 1690, John Locke escreveu: "uma marca infalível do amor à verdade é não considerar nenhuma proposição com uma condição maior do que a autorizada pelas provas em que se fundamenta." Mas, até quando ficaremos sem respostas a perguntas como estas: por que a natureza é como é; de onde vem o cosmo ou ele sempre existiu; o tempo um dia vai voltar atrás e os efeitos vão preceder as causas; como é um buraco negro; qual é o menor pedaço de matéria; por que nos lembramos do passado, mas não do futuro; por que há um Universo.

Deixo-lhes um trecho do livro de Garcia Marques, para meditar: "As lembranças verdadeiras pareciam fantasmas, enquanto as lembranças falsas eram tão convincentes que substituíam a realidade."

Dra. Maria da Glória De Rosa

Pedagoga, Jornalista, Advogada

Profª. assistente doutora aposentada da UNESP

[email protected]

Anuncie
anuncie aqui