LINGUAGEM

Por Jornal Cidade de Agudos em 01/04/2023 às 17:04:50

Que ousadia, escolher um tema tão vasto, difícil de ser abordado e jamais explorado em todos os seus matizes e tonalidades. Sei disso! Mas, também sei que não pretendo escrever uma dissertação de mestrado. Meu foco é apenas resvalar no objetivo da linguagem, muito de leve, e deixar aqui um recado importante.

Goethe, um dos mestres supremos da palavra, fala constantemente contra a linguagem. Segundo ele, falamos demais, deveríamos falar menos. Pessoalmente, diz ele, gostaria de renunciar à fala e comunicar em esboço tudo que tenho a dizer. Essa figueira, essa serpente, essa janela, tudo são sinais importantes. A pessoa capaz de decifrar seus significados estaria capacitada a dispensar a linguagem falada ou escrita. Existe algo de fútil, até medíocre na fala.

"A fala foi dada ao homem para disfarçar seus pensamentos", dizia Talleygrand. Outra observação interessante foi dada por Kierkegaard: o objetivo da linguagem é ajudar as pessoas a se absterem de agir. De certo modo, isso é uma evolução da frase do Evangelho: "Nem todo aquele que disser Senhor, Senhor entrará no Reino dos Céus". (Mateus, 7:21).

A linguagem também tem seu aspecto mau podendo provocar terríveis efeitos. São Paulo tem uma frase muito repetida: "A letra mata mas o espírito vivifica". Finalmente, há quase 300 anos, Locke já dizia: "Formas de linguagem vagas ou insignificantes e linguagem abusiva foram por tanto tempo consideradas mistérios da ciência, e palavras duras ou mal empregadas foram tomadas por estudos profundos ou alta especulação, que não será fácil persuadir os que falam e os que ouvem de que elas não são senão disfarces da ignorância e empecilho ao conhecimento verdadeiro."´

É fato que a linguagem é o que nos torna humanos, infelizmente, também é o que nos torna humanos demais. Como nos últimos dias a política brasileira vem abusando das palavras, algumas frases vêm provocando tumulto e ameaçando a estabilidade das famílias. Está correndo na internet um vídeo bastante instigante e como a maioria dos portadores de celular já está de posse desse lixo, não vejo porque não o comentar aqui. Consta que em entrevista aos petistas o presidente Lula teria dito: "Só vai bem quando eu f... (desculpe-me o leitor) esse Moro. Vocês corta(sic) a palavra aí...Eu tô aqui pra me vingar dessa gente"". Segundo o vídeo isso teria sido dito em entrevista ao vivo para o blog petista 247. Isto gerou um reboliço nacional, provocando o próprio Moro a inquietar-se com sua segurança e de sua família, especialmente em virtude de uma notícia paralela de que o PCC estaria fazendo vigília nas imediações em que Moro poderia estar. Ainda mais agora que Valter Lima Nascimento, suspeito de planejar ataque a Moro, foi solto pelo STF.

A fala de Lula é inacreditável e desmoraliza seu próprio Ministro da Justiça e todo trabalho da Polícia Federal, disse Deltan Dallagnol nas redes. PCC teria seguido a família de Moro desde janeiro e chegou ao cúmulo de alugar imóveis na rua do senador. Como é que você leitor se sentiria na pele de Moro?

Fico por aqui, deixando esse informe para o leitor que, a esta altura está careca de saber o que se passa nos bastidores da política. Só quero lembrar, uma vez mais, que a linguagem ajuda-nos e destrói; torna possível a civilização e também produz assustadores conflitos que devastam nações e impérios. É melhor abrir a boca só quando tiver coisas importantes a dizer. Boca fechada não entra mosca. Dizem muitos psiquiatras que rezar ajuda, faz bem. Acho que já passou da hora para pedir a Jesus e Nossa Senhora que nos abençoe e nos ampare e olhe pelo Brasil carente de proteção.


Dra. Maria da Glória De Rosa
Pedagoga, Jornalista, Advogada
Profª. assistente doutora aposentada da UNESP
Anuncie
anuncie aqui